Seg-Sex: 09h00 - 18h00 EndereçoRua Bahia, 1232 - Pacaembu - São Paulo - SPWhatsapp(11) 99199-5887Tel+55 (11) 3666-0899

5 itens mais esquecidos na hora de declarar o Imposto de Renda

17_615x300.png

Na hora de fazer a Declaração Anual do Imposto de Renda, uma das preocupações mais frequentes é fugir da malha fina. Dados incorretos, erros de digitação e informações omitidas, seja de forma proposital ou não, são as causas mais recorrentes para a retenção dos dados na Receita Federal.

O Imposto de Renda 2018 pode ser enviado até 30 de abril. Confira a seguir uma lista com os itens mais esquecidos pelos contribuintes na hora de declarar!

Rendimentos próprios

Preocupado em lançar as despesas de dependentes, não é raro esquecer-se dos próprios rendimentos, frutos de, por exemplo, serviços prestados para pessoas jurídicas. É importante sempre solicitar os informes de rendimentos para incluí-los.

Novo emprego

Se você mudou de emprego em 2017, lembre-se de informar os rendimentos das duas empresas nas quais trabalhou. Se declarar apenas os referentes ao último emprego, estará mais sujeito a cair na malha fina da Receita.

Informes bancários

Como não existe padrão nos informes de rendimentos enviados pelos bancos aos correntistas, o risco de esquecer algum item na hora do preenchimento é grande. Diversos valores que constam no documento devem ser lançados em campos diferentes, como é o caso da conta corrente e poupança, por exemplo. Por isso, atenção na hora de informá-los no IR 2018: verifique as informações e onde devem ser inseridas.

Indenizações

Comumente ignorados pelos contribuintes, rendimentos advindos de ações judiciais também precisam ser informados à Receita Federal..

Doações

Apesar de isentas de IR, as doações incidem um importo estadual chamado ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos) e precisam ser declaradas no Imposto de Renda 2018. Normalmente, esquece-se de informar da doação ou lança-se sem ter pago o ITCMD.

 

Para não correr o risco de esquecer informações importantes na hora de declarar o Imposto de Renda 2018, conte com auxílio especializado! A S.P.D.C II. Contábil conta com profissionais preparados para fornecer o apoio que você precisa!